Escrito por Priscilla

Como é a festa de Santo Antônio em Lisboa

Já aconteceu de você viajar para um lugar e descobrir que no seu destino estava rolando um grande feriado? Comigo já aconteceu várias vezes. As Fallas, em Valencia. Corpus Christi, em Toledo. E agora Santo Antônio, em Lisboa.

A festa de Santo Antonio é a maior comemoração de Lisboa. As pessoas fazem as festas um dia antes, no dia 12 e dia 13 é feriado.

Eu sempre comemoro o dia de Santo Antônio, à minha maneira, em São Paulo. Vou à missa, pego o pão de Santo Antonio e pronto.

Mas em Lisboa a coisa é muito maior! As pessoas saem nas ruas cantando músicas que eles consideram bregas (mas na minha opinião seriam populares). Veja um exemplo neste vídeo.

 

Também é muito comum assarem sardinhas na porta de casa. A gente teve que experimentar e estava uma delícia!

As ruas ficam todas enfeitadas, como uma quermesse na cidade toda.

A única coisa chata é que a cidade fica muito cheia e com uma criança de 2 anos, ficou meio difícil escapar da muvuca, ainda que a gente tenha ido “comemorar” em um lugar mais calmo.

Mas se você estiver na vibe da comemoração e calor humano, pode ir para os bairros boêmios. A Alfama e Bairro Alto pegam fogo. Olha aí!

Também há a tradição do santo: as pessoas colocam moedas diante da imagem (claro que eu fiz também).

E as pessoas compram esses vasinhos com frases fofas para dar para quem gostam.

Olha, eu cheguei a pesquisar alguma festa de Santo Antonio para ir em Lisboa. Achei que seria algo menor. Uma missa, uma pequena quermesse. Mas fui surpreendida por essa super festa.

Não consegui ir na igreja de Santo Antonio lá, porque pela data festiva estava lotada. Mas fiz minhas orações.

Santo Antônio, aliás, não é um santo italiano, mas português. Ele nasceu em Lisboa. Na cidade tem o local onde ele nasceu, inclusive. Como ele morreu em Pádua, as pessoas acham que ele é de lá.

Para ler tudo o que já postei sobre Lisboa, clique aqui.

Ah, as fotos e vídeos desse post são do Ton Campi, querido ciceroni que me acompanhou em Lisboa 😉

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar