Escrito por Priscilla

Como Renovar o Passaporte

Em janeiro deste ano eu renovei meu passaporte. Como eu mesma tive várias dúvidas, resolvi escrever esse post e ajudar quem tiver as mesmas perguntas.

Primeiro vou contar que a renovação do meu passaporte foi uma odisseia. Não porque o processo é difícil (não é), mas porque eu fui abençoada com um festival de eventos que me fizeram mudar TODOS OS MEUS DOCUMENTOS. E viva o Poupatempo!

Explico.

Lembram que fiz a louca e fui correr a São Silvestre? Pois bem, não bastasse todo o perrengue que eu passei na prova, ainda perdi a CNH. E sem CNH não dá para ficar, né? Corri no Poupatempo para resolver isso (fiz antes do agendamento pelo app). Tudo lindo, tudo fácil se não fosse por um detalhe. Quando apresentei meu RG não quiseram aceitar porque estava muito velho. Achei um absurdo! Só porque era o mesmo RG que eu tenho desde os meus 9 anos. 🙁

Bom, tive que fazer outro, né? Sem RG e CNH eu não ía conseguir renovar o passaporte. E já tinha agendado a data.

Agora vamos aos finalmentes:

O que você precisa para fazer renovar seu passaporte?

  1. Preencha sua solicitação. Você acha o formulário aqui.
  2. Ao final do formulário, o sistema vai te dar um boleto no valor de 260 reais. Pois é…barato não é.
  3. Quando o pagamento for efetuado, você entra no sistema e agenda a data para fazer seu passaporte. Precisa só inserir sua data de nascimento e CPF. Você pode fazer isso aqui.
  4. No dia e hora agendado você vai ao local com seus documentos (veja a lista aqui). Leve seu passaporte antigo e não precisa foto. Eles fazem lá mesmo. Costuma ser bem rápido.
  5. Aí é só esperar alguns dias e retirar seu passaporte. Existe a possibilidade de te enviarem pelo correio, mas se você precisar do documento rápido, melhor você pegar mesmo

Algumas coisas que você deve saber sobre renovação de passaporte:

  1. A grande maioria dos países pedem que você viaje com o passaporte válido por pelo menos seis meses (ou seja, seis meses antes de expirar). Mas para os Estados Unidos eles costumam ser um cadinho mais flexíveis. Mas a minha dica é: não deixe para depois. Já cuide de renovar seu passaporte quando vir que a data da expiração estiver próxima
  2. Quando eu fui renovar, em janeiro, os passaportes não estavam saindo por falta do documento mesmo. Então eu fiquei super apreensiva se teria meu documento a tempo ou não, já que viajaria no início de fevereiro. Uma querida amiga me ensinou o seguinte: você pode ficar de olho no site da Policia Federal para tentar reagendar sua data, pois às vezes as pessoas desistem e assim você consegue adiantar seu agendamento. Foi exatamente o que aconteceu comigo e eu consegui antecipar. Estreei meu passaporte novo na viagem de fevereiro.

Se você tiver mais dúvidas, me deixa um comentário que eu busco a informação para vocês 😉

Agora, se você quiser saber o que fazer caso perca o passaporte com o visto americano, veja esse post aqui.

 

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar