Escrito por Priscilla

Criança Pequena no Museu da Imaginação

Se você me acompanha pelo Instagram @cidadesdepriscilla viu que essa semana eu fui com a Coty no Museu da Imaginação. Neste post vou contar o que tem lá, como é e principalmente se vale levar crianças piticas como a Coty (que tem 2 anos)

Fomos convidadas pelo McDonald´s.  Você deve estar se perguntando o que tem uma coisa a ver com outra, né? Pois bem: o Mc anunciou que mais uma vez dará a opção dos clientes escolherem entre brinquedos ou livros ao comprarem o McLanche Feliz.

A marca McDonald´s acredita no poder da leitura como atividade de integração e desenvolvimento. Tanto que não é a primeira vez que aposta no tema. Em 2013, a campanha “Diversão com todas as letras” propôs, por meio dos livros, uma viagem ao mundo dos dinossauros, oceanos e predadores. Em 2014, histórias de autores brasileiros povoaram os restaurantes de todo o país. Foram disponibilizados livros de autoria de Vinicius de Moraes e Ana Maria Machado, entre outros. No ano seguinte, foi a vez de Ziraldo, Irmãos Grimmm e Julio Verne se juntarem ao grupo. Ao todo com essas campanhas, 5 milhões de livros foram distribuídos, em grande parte no Brasil.


Dessa vez, a rede disponibilizará seis títulos da Turma da Mônica, formada pelos simpáticos personagens do Bairro do Limoeiro, memória afetiva de seu criador, o desenhista Mauricio de Sousa. Cada um terá duas histórias: O Papãozinho e o Filhote do Bidu; Magalancia e Anjinho: a auréola; O Porcão e Caçando Rã; Um Amor de Ratinho e a Turma do Penadinho: um amigo do outro mundo; A Máquina que Copiava e Astronauta: o Bichinho Comilão, e A Varinha Mágica e a Turma do Horácio: mamãe Canguru, além de sugestões de atividades lúdicas a serem feitas pelas crianças.

Então tinha tudo a ver fazer o evento lá e ainda ganhamos de brinde uma palestra do Dr Leo Fraiman sobre desenvolvimento infantil. Espia só esse trechin:

Bom, mas vocês querem saber sobre o Museu, né? Bora contar.

A proposta do Museu da Imaginação é, como o nome já diz, explorar a capacidade de criar a partir da curiosidade das próprias crianças.

Eles têm instalações que pelo que entendi mudam de tempos em tempos, relacionadas a determinado tema. São obras de arte totalmente voltadas ao universo infantil. Ou seja, as crianças podem tocar e interagir com as instalações. Achei isso fantástico porque criança não vê com os olhos, mas com o toque. É assim que elas descobrem o mundo.

Desde que a Coty começou a se movimentar sozinha minha casa é bagunçada e a gente tem que ficar de olho para ela não se machucar ou danificar algo importante. É trabalhoso, mas divertido porque nada no mundo é tão marcante quanto ver uma criança começar a criar sua interpretação do mundo a partir da sua vivência.

Dá uma olhada nesse vídeo curtinho da Coty explorando uma “obra de arte”

O Museu da Imaginação tem atividades para crianças de todas as idades, inclusive aquelas que são os pais das crianças (tipo a gente). Eu achei muito bom o fato de ter uma atividade que eu podia fazer com minha filha. E não é porque ela é pequena não, tudo ali me parece pensado para que pais e filhos explorem juntos.

Aí você me pergunta: tipo o que?

Bem: desde objetos que devem ser explorados pro causa do som como o do vídeo que postei acima da Coty, até instalações que são brinquedos mesmo, como uma casa na árvore (que a Coty amou ficar tentando subir) ou uma espécie de redes suspensas em que você pode brincar de pular com seus filhos, como da foto abaixo).

Mas não se engane: tem muito mais coisas.

Vale saber que há uma pequena mas eficiente lanchonete no térreo e que são dois andares de instalações.

Tem muito espaço para a garotada queimar energia e é uma opção de lazer muito interessante para os dias de frio que se aproximam.

Quanto ao custo: o ingresso é salgado. R$ 80,00 a meia entrada e R$ 50,00 para os adultos.

A boa notícia é que crianças até 2 anos e 11 meses não pagam (aí eu vi vantagem).

Veja mais detalhes abaixo:

MUSEU DA IMAGINAÇÃO

De Terça à Domingo, das 10h às 17h.
Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa/SP
(11) 2645-7590

Para ler sobre mais opções de lazer com crianças, veja aqui.

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar