Escrito por Priscilla

Festival de Tatuagem atenderá mulheres com cicatrizes gratuitamente

outubro rosa

Gente, achei essa ação tão bonita que quis dividir com vocês. De 14 a 16 de outubro vai rolar um evento de tatuagem em São Paulo, o Underworld Tatoo Music Fest. E como em outubro acontece o Outubro Rosa, eles vão fazer uma ação para mulheres que enfrentaram o câncer de mama.

A ideia é vai além disso. Irão atender mulheres que queiram cobrir com tatuagem cicatrizes provenientes de mastectomia por câncer de mama, queimaduras, abdominoplastia e violência doméstica ou reconstruir a aréola do seio. Tudo de forma gratuita.

Mulheres com cicatrizes provenientes de câncer de mama inclusive já podem se inscrever no site do evento para receber gratuitamente a tatuagem. Veja como fazer neste link aqui.

Outubro rosa é um movimento criado nos EUA, na década de 90, com a finalidade de incentivar a participação de pessoas no controle do câncer de mama.

Segundo Rodrigo Peña, tatuador e idealizador do 1 Underworld Tattoo Music Fest, estão sendo selecionados tatuadores participantes do evento, habilitados para aplicar com perfeição a técnica do cover up (cobertura de uma cicatriz com tatuagem) .

Para viabilização do procedimento, a paciente terá que preencher o cadastro e apresentar atestado médico que informe que a pessoa está liberada para realizar o procedimento.

Autoestima

Em suas inúmeras viagens pelo mundo, Peña participou de experiências de mulheres mastectomizadas que receberam tatuagem e que perderam o mamilo. Nesses casos, é elaborada uma pigmentação especial e desenhado um novo mamilo com as mesmas características de um verdadeiro, aplicando as técnicas do realismo. “ Chegar à pigmentação exata é muito difícil. O tatuador precisa ter técnica, habilidade, sensibilidade e generosidade “ , explica.

Mas o resultado é altamente compensador. Com a tatuagem, a mulher recupera a auto estima perdida quando submetida a uma intervenção dessa gravidade. “ A felicidade das mulheres torna gratificante e importante nosso trabalho. Nossa arte também contribui para a qualidade de vida das pessoas e assim nos tornamos pessoas melhores“, filosofa o artista.

Em outros casos, as cicatrizes são cobertas com desenhos de flores, pássaros ou outros motivos .

Um dos principais objetivos desta ação beneficente é permitir que sejam compartilhadas histórias felizes de superação, que envolvam e motivem mais mulheres a seguir em frente com a vida, resgatando a feminilidade, a sensualidade e a auto estima.

O evento reúne mais de 250 tatuadores do Brasil e os melhores da América Latina e oferece aos visitantes a arte da tatuagem em diversos estilos, exposição de artes plásticas, concurso da melhor tatuagem, apresentação de sete grupos de rock (heavy metal e hard rock), food trucks, além de uma ala de venda de roupas e acessórios.

Acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Urban Stage, um novo espaço de eventos na Zona Norte, bem próximo ao metrô Tietê, na Rua Voluntários da Pátria 498.

Segundo os organizadores, a idéia do evento é reunir artistas, trocar conhecimentos, incentivar a criatividade e unificar as pessoas em uma grande confraternização de arte, rock e gastronomia.

Para ler sobre outras ações solidárias em São Paulo, clique aqui.

 

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar