Hyundai I40 - Avaliação

Escrito por Helton Falusi

Minha Avaliação sobre o Hyundai I40 Sedan

Depois do post sobre o processo de alugar carro na Espanha, agora vou falar do carro em si. Foi uma primeira vez de várias formas, que vou detalhar abaixo:

Autonomia hyundai I40Primeiro carro a Diesel

Nunca tinha dirigido um carro de passeio a diesel e foi bem surpreendente. Fiquei esperando sair do carro cheirando a diesel, mas nem sinal disso, até do lado de fora parecia um carro a gasolina. O ponto que mais me impressionou no Hyundai I40 foi a autonomia. Como podem ver na imagem ao lado, depois de encher o tanque, tinha possibilidade de rodar mais de 1.000 Km, isso mesmo, mais de 15 Km/litro. Por que será que não liberam carros de passeio a diesel aqui no Brasil?

 

 

 

Primeiro carro com a tecnologia start/stop
Esse aqui foi um caso de amor e ódio. Foi ótimo do ponto de vista da economia e gostei como o recurso é inteligente em 99% dos casos, mas teve aquele 1% que me tirou do sério. Como o hyundai I40 tinha câmbio manual, as vezes o carro morria porque eu estava em velocidade baixa e o sistema entendia que era para desligar. Acredito que isso seria uma questão de tempo até regular minha forma de dirigir.

Primeiro carro da Hyundai
Já tinha feito teste drive com um HB20 no Brasil, mas ter um carro para rodar mais de 500 km é outra coisa Fiquei empolgado quando a Hertz me deu a opção do Hyndai lá no aeroporto de Valência e agora vou detalhar os principais pontos da minha experiência ao volante de um Hyundai I40.

Desempenho

O Hyundai I40 tem um motor de 1.7 litros com 115 cv de potência e para um sedan de quase 5 metros e mais de 2 toneladas, fiquei impressionado com a potência e resposta rápida ao pisar no acelerador. O câmbio era manual de 6 marchas, com embreagem macia e engates fáceis.

Espaço

O carro tem ótimo espaço para até 5 passageiros, mas como colocamos a cadeira para a Catarina, o melhor seria até 4 pessoas. O porta-malas tem um tamanho bom. Colocamos uma mala grande, uma média, um carrinho de criança que fecha como um guarda-chuva e mais 2 mochilas. Por ser um sedan, achei bem razoável. O ponto negativo são os mecanismos de abrir e fechar a tampa, que diminuíam a área útil interna por serem grandes.

Conforto

Esse foi um dos pontos que me decepcionou. Apesar de ter todo tipo de regulagem, não me senti confortável de verdade no banco do motorista. Os bancos são do tipo esportivos, mas o resultado não foi o melhor para mim e pode ter relação por ser um carro bastante usado.. No banco traseiro não recebi reclamações da Priscilla, até porque como o carro era grande, tinha bom espaço para as pernas.

O Ar condicionado é dual zone e tem saída de ar para os bancos traseiros, algo só presente em carros de categoria superior aqui no Brasil, com porta-luva refrigerado, apoio de braço entre os bancos e porta objetos no console central.

Segurança

O carro conta com 7 airbags, controle de estabilidade, sensores frontais e traseiros de proximidade, ABS, freio de estacionamento eletrônico e sistema Isofix para cadeirinhas, que usamos para a Catarina. A instalação é realmente simples e qualquer pessoa consegue fazer.

Tecnologia

Esse foi outro ponto que me incomodou. Já aluguei carros nos Estados Unidos e nunca tive grandes problemas com as telas e os volantes multifuncionais, mas no Hyundai eu senti dificuldade de entender. Falo aqui de algo que gosto bastante que é UX (User Experience) e precisava de mais de uma tentativa para acertar coisas simples como colocar o carro no piloto automático.

A central multimídia também achei muito confusa o que deixava a direção um pouco perigosa, pois precisava olhar muito para ela, ao invés da rua. Por isso priorizei os itens básicos dela. Dois exemplos da dificuldade de ajustes básicos. Regular o som do rádio no volante que usa um botão que deve ser movido para cima e para baixo, mas você instintivamente pressiona os sinais de positivo e negativo. Já a regulagem temperatura do ar condicionado usa botões de pressão nos sinais positivo e negativo. Isso no dia a dia causa confusão e o ideal seria padronizar.

No volante tinham botões que acabei nem entendendo direito e não usei para evitar algum problema na direção em si. Poderia ser intuitivo, que permitiria uma experiência mais completa.

Os pontos positivos ficam para a câmera de rê na central e os avisos de proximidade frontais e traseiros. Isso poderia ficar como item de segurança, mas acho que cabe aqui também.

Consumo

Acho que aqui foi a grande surpresa mesmo, pois acostumado com autonomias inferiores a 500 Km aqui no Brasil, o carro é absurdamente econômico, especialmente na cidade com o sistema start/stop. Em tempos de cotação do Euro em 4×1, faz muita diferença um carro assim.

Galeria de Fotos

Especificações

Tipo Especificação
Geral Categoria Passageiros
Versão 1.7 CRDi HP Blue Style
Modelo Hyundai i40
Lugares 5
Preço € 37.606,94
Motor
Motor U2 – 1.7 CRDi – Euro VI
Combustível Diesel
Número de cilindros 4
Cilindrada (cc) 1685
Potência máxima (cv (kW) / rpm) 141 (104) / 4000
Binário máximo (Kg.m (Nm) / rpm) 34.7 (340) / 1750~2500
Diâmetro x Curso (mm) 77.2 x 90
Taxa de compressão 15,7:1
Sistema ISG Função “Idle, Stop & Go” Sim
Alimentação Turbo de geometria variável
Transmissão Tipo 6 velocidades Manual
Consumo Urbano (ℓ / 100km) 5,2
Consumo Extra Urbano (ℓ / 100km) 4,4
Consumo Combinado (ℓ / 100km) 4,7
Emissões CO2 – Combinado (g/km) 123
Velocidade Máxima (km/h) 203
Dimensões exteriores (mm) Comprimento (mm) 4745
Largura (mm) 1815
Altura (mm) 1470
Distância entre eixos (mm) 2770
Vias dianteira (mm) 1591
Vias traseira (mm) 1597
Pesos e capacidades Tara (kg) 1723
Peso bruto (kg) 2130
Peso Rebocável com; sem travão (kg) 1800 / 700
Depósito de combustível (ℓ) 70
Volume da bagageira (ℓ) – VDA 525
Suspensão Dianteira Independente – McPherson com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora
Traseira Independente – Multi-Link com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora
Direcção Tipo Pinhão e cremalheira. Assistida eletricamente
Raio de viragem mínimo (m) 5,47
Travões Tipo Duplo circuito servo assistido com ABS, EBD e BAS
Dianteiros / Traseiros Discos ventilados / Discos sólidos
Tipo de travão em parque ou de estacionamento Eléctrico
Rodas Jantes Jantes em Liga leve de 17″
Pneus 225/45 R17
Conforto
  • ‘Auto Cruise Control’ e limitador de velocidade, ambos com comandos no volante
  • Ar condicionado e desembaciamento automático (inclui porta luvas refrigerado)
  • Bluetooth com reconhecimento de voz e comando no volante
  • Botão de arranque do motor (Engine Start / Stop)
  • Chave retráctil c/ comando à distância do fecho centralizado e do alarme
  • Coluna de direcção com regulação em altura e em profundidade
  • Configurações ou regulações possíveis por parte do utilizador
  • Direcção assistida electricamente
  • Painel desportivo (Supervision) com ecrã monocromático
  • Porta AUX + USB
  • Rádio integrado com leitor de CD, MP3, 6 altifalantes e comandos no volante
  • Sistema de navegação com ecrã táctil
  • Sistema Flex Steer (ajustamento da direção)
  • Vidros de comando eléctrico com funções automáticas e sistema de segurança (anti-entalamento)
  • Vidros privativos com controlo da intensidade solar
Exterior
  • Farolins e aileron traseiro com luz de ‘Stop’ em LED
  • Grelha frontal em preto brilhante. Logotipo em cromado
  • Moldura das portas em cromado
  • Ópticas de projecção / luzes estáticas de curva
  • Pára-choques e retrovisores na cor da carroçaria
  • Puxadores das portas com acabamento em cromado
  • Retrovisores aquecidos, de comando eléctrico e com indicador de mudança de direcção
  • Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente
Interior
  • Ancoragem na bagageira com rede de retenção de bagagem
  • Banco do condutor com regulação eléctrica (inclui apoio lombar)
  • Banco do passageiro com regulação eléctrica (inclui apoio lombar)
  • Bancos dianteiros com aquecimento (frente)
  • Bancos dianteiros com ventilação (frente)
  • Bancos em pele
  • Computador de bordo
  • Consola central com acabamento em preto brilhante
  • Cortina eléctrica (óculo traseiro)
  • Espelho retrovisor electrocromático
  • Manípulos de abertura das portas com acabamento metalizado
  • Protecção de acesso ao interior com acabamento metalizado (embaladeira)
  • Punho da alavanca de velocidades e volante em pele
  • Tomadas de corrente auxiliar 12V no habitáculo e na bagageira
Segurança
  • ‘Welcome lights’ & ‘Follow me home’ – Luz de boas vindas e de acompanhamento
  • 6 Airbags – condutor, passageiro, laterais e de cortina
  • ABS com EBD (Distribuição da força de travagem) e BAS (Sistema de assistência à travagem)
  • Câmara traseira de auxílio ao estacionamento
  • Encostos de cabeça activos (dianteiros) com regulação em altura e de inclinação
  • ESP (Programa electrónico de estabilidade) e VSM (Gestão de estabilidade do veículo)
  • ESS – Sinalização de travagem de emergência
  • Faróis de nevoeiro dianteiros com luz de circulação diurna em LED
  • HAC – Sistema de Ajuda ao Arranque em Subidas
  • Imobilizador do motor e alarme periférico accionado através da chave retráctil ou inteligente
  • Indicador de esquecimento de colocação do cinto de segurança (condutor e passageiro)
  • Jante e pneu de reserva igual aos restantes
  • Sensor de chuva
  • Sensores (frontais e traseiros) de ajuda ao estacionamento
  • Sistema automático de accionamento das luzes
  • Sistema de fixação ISO FIX para cadeira de criança
  • Sistema de inibição do airbag do passageiro
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus
  • Tripla indicação de mudança de direcção com um toque apenas

Fotos e especificações do site da Hyundai em Portugual

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar