Escrito por Priscilla

Porque você deve evitar voar de TAP

tap-geral

Finalmente eu voei de TAP! E agora posso contar para vocês como foi a experiência.

Bom, sempre escutei muitas críticas a respeito da companhia, mas juro que peguei o voo de peito aberto. No ínicio fiquei animadíssima…mas depois…ai ai ai

Vou começar contando o que é bom na TAP.

Gostei da comida e do fato de ter talheres de metal. E só.

tap-talheres

O resto? senta que lá vem a historia…Nem vou entrar no mérito da minha mala não ter extraviado nem do voo ter atrasado porque eu acho isso muito básico para ter como diferencial em uma resenha.

A verdade é que a Europa é muito ruim de serviço. Claro, algumas coisas se salvam. Lembro que tive uma experiência bem legal com a Lufthansa. Porém, tem coisas que não dá para aguentar.

Vamos começar com o fato das aeronaves da TAP serem velhas. Aí você me fala: grande coisa, pelo menos voa…Só que quando você vai passar 9 horas em um voo, conforto faz muita diferença. E isso inclui o sistema de entretenimento. O meu, por exemplo, pifou. E não teve santo que fizesse funcionar. Passei boa parte do vôo com essa tela aqui, olha que agradável:

tap-tela

Mas é claro que eu reclamei com a equipe de bordo. Reclamei 1, 2, 3, 4 e 5 vezes. Sim, contei.

Todos falaram que iriam reiniciar o sistema e pronto. Só que ou ninguém reiniciou, ou ninguém me avisou que não estava dando certo. O mínimo que poderiam ter feito eram checar se estava tudo bem e se não estivesse (como era o caso), me oferecer outra opção.

Ainda sobre o serviço a bordo….gente, nunca vi isso na minha vida. No final do voo os banheiros sempre ficam sujinhos mesmo (na classe econômica, obvio). Mas eu nunca vi um banheiro que estava tão sujo que me deu muito nojo. A pia entupidíssima, o chão nojento e tudo fedia. Gente, custava alguém fazer uma minima higiene?

Mas calma que vem o pior: não tinha mais papel higiênico faltando uma hora para o voo acabar. Alias, não tinha papel nenhum. Nem higiênico, nem papel toalha e nem protetor de assento.

Sabe banheiro de rodoviária? Então, era isso, só que pior.

E olha que isso nem foi o que mais me estressou. O que mais me estressou mesmo foi o péssimo tratamento da equipe do aeroporto em Lisboa. Principalmente de uma moça que foi super grossa, a “Miss Simpatia”.

Claro que a TAP não tem nada com isso, mas pensa bem: se a companhia é portuguesa você fatalmente vai para em Lisboa. E tirando os pasteis de belém (fresquinhos e deliciosos) que você pode comer no aeroporto, se você não for para Portugal, porque pegar um voo que para justamente nesse aeroporto, né? Pegue outra companhia aérea porque às vezes o barato sai muito, muito caro.

O que aconteceu no aeroporto foi o seguinte: fomos passar na imigração entre o voo de Zurique para Lisboa e Lisboa para São Paulo. Chegou na fila, tinha aquele mundaréu de gente. Eram 3 ou 4 voos saindo para o Brasil. E o tempo foi passando, passando, a lerdeza do atendimento embaçando e a gente lá esperando.

Só que o horário do embarque chegou e ainda estávamos no final da fila. E quando íamos pedir informação a atendente miss simpatia da foto acima, ela dizia que era para ficarmos atentos e manter a orelha aberta para o caso de chamarem. Maaaa oeeeeeee…. E o fato de estar todo mundo com medo de perder o voo?

No meio de tudo isso tinha uma moça na fila passando muito mal. Acho que era pânico. Ela tinha dificuldade para respirar e soluçava alto como se quisesse chorar. Precisou meu colega sair da fila e ir buscar um atendimento. E quando ele foi pedir ajuda, adivinha o que falaram? VOLTE PARA A FILA. Só que ele disse não e mandou irem atender a moça.

E nada da fila avançar e outro colega que já estava no portão de embarque manda uma mensagem preocupado, avisando que o embarque havia começado. E a Miss Simpatia dizendo que o nosso voo tinha sido atrasado. Maaa cuma? Mostramos a mensagem para ela e para o pessoal da fila.

Segredinho: eu super evito barraco, mas como qualquer ser humano minimamente honesto consigo mesmo, adoro um. Fiz escândalo com a Miss Simpatia que começou a falar que eram apenas 4 funcionários, que eu devia baixar o tom da minha voz e o caramba.

Claro que eu baixei o tom da minha voz, mas inflamei a voz das mais de 200 pessoas na fila. Ainda mais quando chegou uma outra fila, que passou na frente de todo mundo, para pegar um voo da American Airlines que sairia apenas 5 minutos antes do nosso. Subi nas tamancas direitinho nessa hora.

Final feliz e santo forte: consegui passar a tempo na imigração e fui uma das últimas a entrar no aviao. Certeza que muita gente perdeu o voo pela péssima organização do aeroporto local.

E pela primeira vez na história desse blog uma avaliação fica com apenas duas malinhas…Que pena!

Para ler outras avaliações do blog, clique aqui.

UPDATE:

Vi muitos comentários ofendendo aos brasileiros em si, falando que o meu post foi mal intencionado e etc. Só para esclarecimento, o post foi baseado em uma experiência MINHA, da Priscilla, ok? Todos têm o total direito de gostar e amar a companhia, apenas dei aqui o meu parecer como experiência urbana e viagem, que é o tema central do blog 🙂 Quem tiver uma impressão muito boa da companhia, de viagem que já realizou, por favor postem aqui!
Ao invés de criticarem minha opinião que tal relatarem a experiência de vocês?
Outra coisa:
Quero aqui deixar explícito que minha intenção não é e nunca será causar qualquer mal estar, de qualquer forma. O intuito do meu blog é dividir e somar experiências ! De forma alguma quis expor alguém …nada disso. Realmente, minha intenção era (e sempre será) a troca de experiências, dicas, etc. Não conheço a funcionária do aeroporto, não sei de suas qualificações.
Claro, eu realmente fui mal tratada (não posso negar), mas também não sei em que condições ela trabalha, se estava em um mau dia ou se é cultura da empresa e ela só reflete isto.

Eu quero pedir desculpas por qualquer má interpretação que eu possa ter causado por qualquer exposição, porque realmente não era a minha intenção, muito menos a do blog !
E que venham nossas experiências para compartilhamos por aqui, com todos vocês ! 😉

Em tempo: comentários ofensivos, com palavras de baixo calão, que sejam propositados a causar bagunça aqui no espaço de mensagens, serão deletados! Aqui é espaço para debates saudáveis e não para brigas 🙂

  1. Avaliação geral:

COMENTÁRIOS

  1. Gabriela Nemirovsky |20/06/2016 15:09

    Ainda bem que divulgou, eles me mandam e-mail de propaganda e promoção direto…

  2. Sabrina Orlov |20/06/2016 16:16

    Eu quase morri uma vez de TAP. Indo pra Portugal, saindo de Guarulhos, quando estavamos sobrevoando a Bahia uma das turbinas pegou fogo (!!!). Sentimos cheiro de queimado, soou alarme e no fim tinha uma aeromoça chorando e sendo consolada por outra (nesse nível). Pousamos em Salvador com 6 carros de bombeiros nos esperando. E no dia seguinte tive que pegar outro avião TAP e terminar a viagem.

  3. Orleans |21/06/2016 10:28

    Das vezes que voei de TAP não tive nenhum problema. Mas já ouvi histórias como essa que deixam a gente preocupado…

  4. Pingback: O que fazer quando sua conexão é em Lisboa - As Cidades de Priscilla

  5. Marilia |26/09/2016 16:17

    O pessoal de terra não tem nada que ver com a Tap!! É outra empresa! É no mínimo injusto colocar tudo no mesmo saco e no mesmo post sabendo q quem lê e n tem informação vai achar q é tudo a mesma coisa. E não é. Quanto ao banheiro sujo tenho que dizer q tem muito que ver com os passageiros do voo. Nós Brasileiros fazemos a maior bagunça em todo o lado e quando se está num avião c recursos limitados e voo cheio não tem como resolver! Acha mesmo que seriam as aeromoças a limpar o chão e a porcaria que passageiros fazem e em seguida servir o seu café da manhã? Se você trabalhar num restaurante e os clientes sujar em o banheiro é você que vai limpar ou a equipe de limpeza?? Posso dizer que ja voei com a Tap de Lisboa para Miami – 9h de voo com aviao completo – e no final do voo os banheiros estavam um brinco! Com relação ao entretenimento, isso é realmente um saco. Aí acho q tem toda a razão. Mas na verdade o que poderiam as aeromoças ter feito? É que nem computador, se pifou mesmo de vez só um informático em terra poderia solucionar. Enfim,me desculpe o sermão mas n acho certo a nossa rapidez em julgar e apontar o dedo sem antes pensar no que realmente estamos falando. É um transporte de passageiros, não é um hotel 5* ou um restaurante estrela Michelin..

  6. pedro guerreiro |26/09/2016 21:08

    Marília suas palavras foram as melhores. A diferença entre os voos do Brasil e dos Estados Unidos é brutal. Cada voo chegado a lisboa vindo dos Estados Unidos o avião vem super limpo. Do Brasil nunca vi tanta sujeita. Encontrou o aviao assim quando entrou…-? Claro que nao. Devem fazer igual em casa. . Uma questão de educacao.

  7. Tiago |27/09/2016 03:57

    Marília também concordo plenamente com o seu comentário, acho que a blogger está a tentar induzir as pessoas em erro, quando mistura tudo no mesmo saco, de tudo o que falou a única coisa que registo foi o sistema de entretenimento a bordo que falhou e em voo é impossível de resolver. Não se entende como pode colocar um título ridículo a denegrir uma companhia aérea de bandeira, quando a realidade foi ter encontrado um funcionário incompetente no aeroporto…

    • Priscilla |27/09/2016 11:40

      oi Tiago,
      uma pena que voce nao leu o post. deixo claro que a cia aerea nao tem nada a ver com o tratamento no aeroporto.
      Um abraço

  8. Scallop |27/09/2016 06:40

    Tanta ignorância, como é possível. Os aviões do Brasil ficam imundos devido aos Brasileiros que sujam tudo. Sao os aeromocos que vao limpar? as pessoas enrolam metade do papel higienico na mao para se limparem! obvio que o papel para 240 pessoas vai acabar. Cresça um pouco

  9. Bruno Almeida |27/09/2016 07:18

    É o que dá todo mundo poder emitir opinião na internet! O estado dos banheiros no fim do voo diz mais sobre você e os outros passageiros do que sobre a tripulação! Sim, passageiro brasileiro é porco!
    A questão do aeroporto nem vou comentar…
    O que me espanta é você achar ruim toda a experiência na TAP sendo brasileira! Já voou em companhia brasileira? Já utilizou aeroporto brasileiro?
    Maríloa seu comentário está certíssimo!
    O que vale Priscilla é que a sua opinião mal intencionada vale tanto como o xixi qdo chão dos banheiros da TAP no fim do voo!

  10. Maria ferreira |27/09/2016 07:45

    Que mulher mais atrasada. O Brasil é diferente de Portugal em muitas coisas Priscilla. Por aqui bagunça e gritos num serviço de fronteira não é a nossa onda. Que os aviões sejam velhos inegável. Mas nao estejam à espera de encontrar staffs simpáticos com a quantidade de brasileiros mal educados que o aeroporto recebe todos os dias e você é uma delas. Porque pelo que contou foi lá destabilizar. Faça nos um favor e não volte. Fique com o seu Brasil cheio de crime, assaltos, violações e banditismo. Que nós somos mais calmos.

    Beijo amiga

  11. Helena Pereira |27/09/2016 08:30

    Quem suja banheiro não é tripulante …
    Se não tem papel, basta comunicar
    Sistema de entretenimento avaria em qualquer companhia, se o seu avariou, é azar mesmo, podia ter sido na lufthansa ou similar, muitas vezes oferecem a hipótese de trocar de lugar, mas nem sempre a pessoa aceita, ou existe lugar vago
    Eu viajei de tap e amei !!! E falam português o que é maravilhoso. E a comida e óptima ! Voltarei sempre ❤️

  12. Maria Steindorf |27/09/2016 12:10

    Priscilla queria mesmo era lugar de primeira classe de graça, não?
    Fala verdade…. Todo brasileiro quer!
    Já viu povo mais porco que brasileiro? A gente suja mesmo! Daí vai na Europa e não gosta de ouvir verdades.
    Sabe aquele civismo que é preciso ter quando a gente está na casa dos outros? Então, aqui é igual! Não deitar papel no chão do banheiro, por exemplo. Banheiro tem lixinho, Priscilla, reparou?
    Sistema de entretenimento avariado é chato mesmo. E daí? Você já gastou seu tempo a reclamar para a cia? Ou só reclama mesmo com as aeromoças para exigir lugar de executiva?
    Ah, faça-me o favor!
    Deixa eu te dar um conselho: você não pode fotografar ninguém sem autorização e, muito menos, usar sua imagem não autorizada em publico. É lei.

  13. Gil |27/09/2016 14:53

    Já foi tudo dito nos comentários anteriores, apenas aproveito para salientar que por norma os vôos de conexão esperam pelos intercontinentais, as companhias são sensíveis a essas situações. Se não gosta de Portugal ou da língua que fala (provavelmente preferia falar francês ou mesmo inglês, porque se dizem mais chiques) é uma coisa, agora falar mal de tudo o que viu em solo português por implicância é ser rasca! A Senhora Dona Priscilla não voou na TAP até ao seu destino final? Essa viagem correu bem? Achei estranho não ter tecido mais nenhuma crítica.

    Priscilla, amiga, beijinho no ombro!

  14. vitor |27/09/2016 17:41

    Texto muito mal escrito, com muitos erros ortográficos.
    Começou um mini motim no aeroporto? Não deveria ter embarcado.
    O seu testemunho não representa a empresa visada de forma nenhuma.
    É proibido por lei expor a fotografia de outras pessoas sem autorização prévia.
    Deveria ser julgada por isso.
    E não me apetece continuar…

  15. Pobre viajando. |27/09/2016 17:57

    A ignorancia da sua opinao é tao absurda, que nao merece outro comentario.

  16. Ana |27/09/2016 18:08

    Engraçado, quando vou ao brasil também tenho o mesmo problem, só duas ou três pessoas a ver passaportes na vossa emigração

  17. Inês |27/09/2016 19:09

    Boa noite, nunca andei num avião da Tap como o que aí mosta. De velhos não tem nada, muito menos de barato. Mas não sei se sabe que a companhia foi vendida recentemente a investidores brasileiros e que desde aí que tem vindo a piorar o serviço.
    De qualquer modo aplaudo os talheres, sempre que voo na tap os talheres são de plástico.
    Espectacular esses ecrãs individuais…nunca tive também 🙂 e os aviões em que andei nem eram obsoletos. Voo muitassss vezes pela Tap e adoro! 0 de razão de queixa. Por exemplo, falando da Ryanair…achei péssima, tanto para lá como para cá, na viagem que fiz. Sujo, sem conforto algum.
    O pessoal do aeroporto não é o mesmo da tripulação, muito menos da “Tap”.

  18. ML |27/09/2016 19:18

    Boa noite.
    NINGUEM tem o direito de tirar fotografias a outro individuo sem a sua autorizaçao expressa; NINGUEM tem o direito de usar a imagem de outro individuo sem a sua autorizaçao expressa; NINGUEM tem o direito de difamar outro individuo, seja de que forma for. Isto sao tudo CRIMES PUNIVEIS POR LEI, podem ser reportados à policia e pode ser colocada acçao em tribunal, dá direito a prisão e pagamento de indmenização.

    Todos temos o direito de criticar um mau serviço, de reportar alguma situação indigna, de mostrar o nosso desagrado, mas, repito, NINGUEM tem o direito de invadir a privacidade de outra pessoa.
    Se existe alguma queixa é possivel fazê-la directamente à companhia aerea e até é possivel (caso nao saiba) nao voltar a usufruir dessa companhia, viajando através de outra à escolha de cada um.
    Se é pseudo-blogger até pode escrever artigos sobre qualquer coisa que apeteça (até bosta), mas não pode colocar a integridade de ninguém em causa.

    Vou colocar de um modo mais simples:
    Pode ter todas as queixas do mundo, mas tirar fotografia, usar a imagem de outra pessoa e difamá-la é CRIME.
    Só espero que a pessoa em questão veja esta publicação e faça todas as acções legais de modo a quem cometeu este CRIME pague pelo que fez. Da minha parte vou divulgar o máximo que puder.

    Boa sorte

  19. Patrícia |27/09/2016 19:36

    Se eu fosse funcionária processava você!!!….Essa internet é uma pouca vergonha, qualquer pé rapado tira foto, escreve o que quer e está tudo bem!!!….respeite o trabalho da rapariga, você nem sabe em que condições ela trabalha!!!

  20. Rodrigo Custeio |27/09/2016 19:56

    Boa noite, sou advogado dessa senhora que está na foto. Tem dois dias para retirar a foto ou irá receber um processo por utilização ilegal e sem autorização da pessoa que está na foto. Voltarei cá amanhã.
    Cumprimentos

  21. Moni |27/09/2016 20:49

    publicar uma foto de alguém sem autorização é crime, sabia?? e nem vou comentar sobre passageiros brasileiros com respeito aos poucos que não tratam staff de aeroporto como serviçais. Brasileiro com dinheiro para viajar acha que é top. Pode ter grana, mas falta educação.

  22. Passageira TAP com orgulho |27/09/2016 20:54

    Pelo amor de Deus! A senhora não tem o mínimo de razão em nenhuma das palavras que diz. As companhias aéreas esperam pelos passageiros dos voos de conexão, mesmo quando o atraso não é da própria cia. Abre os olhos menina o tempo que você demorou na imigração, repito: NA E-M-I-G-R-A-Ç-Ã-O, agora também é culpa da companhia?? A tap não é dona do aeroporto de lisboa não! Tem mais. A menina que está ali na foto. Está a fazer o seu trabalho para ajudar a encaminhar os passageiros para chegarem mais depressa ao seu voo e à porta certa. Podia nem ter ninguem…mas essa companhia “medonha” se preocupou com vocês e a colocou nessa posição. Puxa que infelicidade né? -.- com algum jeito é daquelas meninas da empresa de trabalho temporário que não tem qualquer regalia da companhia, trabalha 10h em cima desses saltos andando de um lado para o outro e ganha 500€…ah! E tirar foto de outra pessoa e publicar na internet sem autorização pode lhe vir a dar muitos problemas! E tem mais. Não fica dando informação errada para os restantes possíveis passageiros. Os banheiros sujos são obra de quem os utiliza. O imundinho povo brasileiro que acha que pode vir para a europa sujar o que é dos outros como se fosse seu. Sinceramente! TAP SEMPRE! Priscila: último conselho de amiga. Guarda tuas opiniões e fala sobre elas somente no espelho com você própria! Beijo❤

  23. Zeca Diabo |28/09/2016 03:00

    O que você está querendo é muito simples:
    -milhas;
    -voar de borla
    -aproveitamento indevido
    Devia ter vergonha de falar tanta bobagem!
    Você conhece o nosso povo? Parece que não!
    Aviões velhos? Sim!
    Segurança? Como dificilmente encontrará em outra companhia aérea. Reconhecida a nível mundial
    Simpatia? No geral sim, mas como em tudo na vida tem sempre excepção há regra.
    Portanto…é muito desagradável tentar influenciar as pessoas sem saber p que se diz.

  24. Patricia |28/09/2016 04:44

    Devo dizer que é lamentável que se ache no direito de fotografar uma pessoa sem autorização da mesma.
    Espero que esta sua publicação lhe traga as consequências que merece, e que tenha a dignidade de fazer um pedido de desculpas à pessoa em questão.

  25. José Piconez |28/09/2016 08:58

    Confesse lá sra dona Priscilla, com dois lls…. A sra queria era um up-grading, sabe o que é?, para a Classe Executiva, não é ? E se possível também para o voo de volta…… que eu suponho ter trocado de Companhia, visto a tão má experiência….. Não sei se sabe, mas, na Comunidade da Língua Portuguesa o Brasil é o único que tem uma lei, denominada de Gerson…. sim, desse mesmo, o jogador de futebol famoso, pela sua categoria e por ter dito numa entrevista, e eu cito: ” O que é preciso é tirar sempre qualquer vantagem”. Isso foi adotado pelos brasileiros e já deu para perceber que a sra Priscilla, com 2 lls, é uma exímia praticante de “lei de Gerson”…..passe bem e, de facto, não voe na TAP….

  26. Joaquim Rodrigues |28/09/2016 11:17

    “A TAP é a “Melhor Companhia Aérea da Europa” e “Líder Mundial para África e América do Sul”, em Nova Deli. Estes são dois dos mais importantes prémios da indústria de viagens e turismo, que reconhecem o prestígio e a notoriedade internacional da TAP.

    Atribuído pela Global Traveler, dos EUA, uma das mais lidas revistas de viagens do mundo, o título de Melhor Companhia na Europa, resulta de um inquérito, com mais de 25 mil votos registados, efetuado junto dos leitores da revista, um público muito exigente, que realiza frequentes viagens internacionais.

    Este prémio traduz o empenho da TAP no competitivo mercado norte-americano, nomeadamente o trabalho desenvolvido junto do segmento corporate, reconhecendo a elevada qualidade do produto TAP e as potencialidades do hub da companhia em Lisboa, como plataforma estratégica nas ligações entre a América do Norte e a Europa.

    Ao mesmo tempo, a TAP foi eleita a “Companhia Líder Mundial para África e América do Sul”, durante a gala da grande final dos WTA, World Travel Awards, considerados os “óscares” do Turismo mundial. Estes prémios destacam as melhores marcas de viagens e turismo do mundo e são resultado da votação de profissionais da indústria.

    A TAP vê assim confirmada a sua liderança em África e na América do Sul, fruto de um trabalho exaustivo ao longo dos anos, especialmente no Brasil, um dos mercados de maior crescimento do mundo e onde a TAP é reconhecidamente líder. ”

    Isto são só “alguns” dos poucos prémios com que a TAP foi galardoada.

    Apesar de existirem mínimos é preciso ter noção de uma coisa. Não se pode viajar em econômica e ter tratamento executivo. Para isso TAP EXECUTIVE, uma ótima escolha, mas como em todas as companhias, tudo tem um preço. Disse.

  27. Inês Rolim |28/09/2016 14:58

    Cara senhora,

    pelo que li no seu testemunho, e sendo a senhora jornalista como diz, parece-me que deveria ter mais conhecimentos para usar o titulo que usou para justificar uma série de acontecimentos que não correram tão bem na sua viagem. Assim sendo vejamos:
    É verdade que a frota da TAP tem alguns aviões mais velhos. No entanto também tem alguns aviões mais recentes. Talvez a senhora tenha apanhado um desses mais antigos.
    O sistema de entretenimento não ter funcionado é realmente um aborrecimento que se compreende ainda mais num voo de tantas horas. Efectivamente aquilo que a tripulação de cabine consegue fazer para tentar resolver esse tipo de avarias é limitado. A senhora como jornalista deverá ter a noção que se por acaso o seu computador falhar e mesmo que tente reiniciar e ainda assim ele não responder, há alturas em que só com a ajuda de um informático conseguirá resolver essa situação. Pois aqui é exactamente a mesma coisa. Só a manutenção conseguirá solucionar o problema. Acredito que não ache que as companhias aéreas andem com técnicos de manutenção a bordo. Depois ocorre-me pensar que nos dias de hoje a maioria das pessoas anda com os seus equipamentos, computador, ipad, etc onde normalmente têm filmes para ver…talvez não tenha sido esse o seu caso.

    Quando há falta de higiene nos lavabos, a senhora como pessoa de conhecimento que de certeza é, saberá que a culpa de lavabo sujo não é nem da companhia aérea nem da tripulação de cabine. Efectivamente é de quem lá vai e não tem qualquer civismo, educação, ou respeito pelo próximo. Assim sendo poderíamos dizer que lamentavelmente a TAP tem alguns passageiros muito pouco asseados. Ainda que a tripulação possa repor algum material, e apanhar alguns papeis do chão, chega alturas em que é quase impossível entrar num lavabo tal é a imundice. E como calculeo que saiba, não há equipas de limpeza, munidas de produtos desinfectantes, para limpar o que os outros sujam.
    A falta de papel higiénico ou algo que o substitua, realmente não é uma coisa normal. Mas ao ter acontecido, de certeza terá sido por um consumo anormal dos mesmos. E mais uma vez como pessoa esclarecida que é, saberá que sair para ir no supermercado comprar mais, num avião não é possível.

    Chegamos ao problema do aeroporto que pelo que entendi, terá sido ainda o que mais a aborreceu. Aqui mais uma vez me deixa surpreendida o facto de uma jornalista não entender a diferença entre um aeroporto e uma companhia aerea. Se nos remetermos ao Brasil creio que entende, que se houver uma fila enorme para passar os passaportes na Policia Federal, de certeza que a culpa não é da TAM, ou da GOL, ou da Azul. Será provavelmente um problema das autoridades aeroportuárias. Não me vou delongar com a situação de tirar uma foto indevidamente e pública-la, de uma funcionária dos serviços de handling porque me parece que já foi devidamente esclarecida da ilegalidade que cometeu. Vou só lembra-la que essa funcionária não trabalha nos serviços de estrangeiros e fronteiras, como tal nada ela poderia fazer senão pedir-lhe para aguardar na fila.
    Por último e como já vi que viaja muito mas nunca absorveu bem estas andanças de avião. Quando essa funcionária a informa que o voo está atrasado, ela é capaz de ter mais conhecimentos do que o seu amigo que lhe envia uma mensagem a dizer que vai embarcar. Pelos vistos de tantas viagens que diz que faz nunca lhe aconteceu embarcar e mesmo assim o avião atrasar à espera de passageiros. Nunca lhe ocorreu que a informação que lhe estavam a dar do voo estar atrasado era exactamente porque a TAP tinha conhecimento da dificuldade que os seus passageiros estavam a ter para passar a fronteira. Mas nada a impedia de começar a embarcar, para não atrasar ainda mais o voo.

    Posto isto pergunto-lhe baseada em quê é que usa um titulo como o que usou justificando a maioria das coisas que não gostou e que na realidade NADA têm a ver com a TAP. Lamentável o seu profissionalismo e sentido de ética

  28. Ana |28/09/2016 18:38

    Tive sorte então, apesar que na ida pra Lisboa os assentos eram muito estreitos e desconfortáveis. No voo de volta era outro avião, muito melhor. Deu tudo certo.

  29. Ivan Dinis |28/02/2017 22:26

    Voar de TAP(tamancas aéreas portuguesas) realmente é um suplício! Chek-in sempre lento e atendimento com pouco caso,aviões em sua maioria velhos e com sistema de entretenimento defasado,comissarios estupidos pra não falar coisa pior! Só viajo de TAP se não tiver outro jeito! A klm está anos luz à frente da TAP, são sempre extremamente cordiais! Quanto ao aeroporto de Lisboa, uma tragedia! Funcionários mal educados,imigração lenta e por aí vai! Normalmente só ouço elogios de portugueses( que chamam o voos para o Brasil de rota do piolho) porque brasileiro é na maioria das vezes tratado com indiferença e de modo bem rude.

  30. Katia paula |12/04/2017 18:40

    Eu tambem tive sorte vooei c a tap este ano e vou voar mes q vem de novo partindo de sp p lisboa,fui super bem tratada,as aeromocas atenciosas os banheiro sempre limpos com toalhas higienicas escovas pasta de dentes….na imigracao tbm tranquilo e rapidinho apesar de ter uma filinha basica,n demorei 15 min na fila nao me pediram nd de documentos so o passaporte e qtos dias iria ficar.nada de atrasos nem de problemas adorei tanto q to voltando p la….

  31. Ernani |10/07/2017 00:47

    Xenofobia.
    Essa é a palavra que resume a maior parte dos comentários que li aqui. Isso, provavelmente, porque os portugueses que aqui escrevem não se devem lembrar de que os comentários difamatórios que generalizam comportamentos e trazem uma visão estereotipada do povo brasileiro são criminosos. Outra: se defendem a TAP porque acham que estão defendendo a pátria, saibam que a cia não é mais portuguesa: teve 61% do capital vendido (40% a um empresário nascido em São Paulo, portanto, brasileiro, também dono da Azul).

  32. Jackie |28/11/2017 14:12

    Priscilla você tem toda razão a TAP não é lá essas coisas não ; viajo com essa companhia pq ainda não tenho opção mas em breve teremos Air France e KLM de Paris para Fortaleza ; aí vai acabar a mamata deles (Tap) pois acabará o monopólio…. que felicidade !!

  33. Sérgio |06/12/2017 15:33

    Voei várias vezes de TAP e acho a empresa excelente.

  34. Marcelo |22/12/2017 15:10

    A TAP e péssima, com certeza uma das piores cias aéreas do mundo e ainda tem gente que defende essa merda, é inacreditável. Até a classe executiva é ruim.

  35. João Matos |04/01/2018 22:15

    Olá Priscila,

    Sou um passageiro regular e viajo sempre pelas companhias dos grupos star alliance (Tap) ou sky team. Ao ler o exposto, posso apenas referir que foi uma experiência (má neste caso) pessoal que teve, que em nada belisca a meu ver a excelente companhia aérea Tap. Há sempre acontecimentos ou pessoas que realmente são de lamentar, nas mais diversas situações do dia a dia. O que não está bem, poderemos sempre reclamar utilizando os mecanismos legais existentes de forma civilizada e educada.

    Uma sugestão que talvez nada tenha a ver com a companhia, mas com os Portugueses de uma forma geral, nós não gostamos de comportamentos alterados (como falar alto), reclamações sem cordialidade e razoabilidade nos factos, e abusos de confiança na linguagem (arremesso da língua Portuguesa para protestar). Porque não o fazem o mesmo na Alemanha ou França?? Eu sei porquê.
    Têm de assumir que se vão sair do país, irão encontrar outra realidade que não é o Brasil, que não funciona nos mesmos moldes e “regras” daí. Eu conheço várias cidades do Brasil (que adoro), e há uma coisa em comum a todas, o jeitinho Brasileiro de resolver tudo, que aqui em Portugal não funciona, e muito menos em outros países intransigentes.

    Sinceramente espero ter ajudado.

    Com os melhores cumprimentos,

    João M.

    • Priscilla |05/01/2018 17:52

      Joao, muito obrigada pela sua opiniao e pelo seu email educasissimo.
      Aqui no blog eu gosto da discussão, desde que saudavel.
      Um grande abraço

  36. Frederico |01/02/2018 11:07

    Jesus, chega a ser assustador o tanto de problemas apontados, não é possível que diante de milhares de reclamações, a empresa não pense em melhorar a qualidade e satisfação dos clientes? Simplesmente revoltante, obrigado por compartilhar.

  37. Iván |01/02/2018 14:17

    Eles destruiram duas malas no voo de volta de Lisboa para Porto Alegre. Quando enviei reclamo pelo site disseram que não poderiam fazer nada, pois EU devia ter feito o reclamo no aeroporto. Agora imagina a situação, você chega de estar 6 meses fora, toda tua família te aguardando para comemorar, e você deve falar para eles “só aguardem um pouco, que eu devo fazer uma reclamação para a TAP…”. Fala sério!

  38. Andre |20/02/2018 16:37

    Viajo sempre de TAP…..classe executiva….obrigado.

  39. Antenor Navarro |04/03/2018 00:21

    A imensa maioria dos que defendem a TAP são portugueses. Bairrismo sem inteligência, obviamente.

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