Escrito por Priscilla

Restaurantes se unem para celebrar o Dia Mundial da Visão

imagem-fundacao-dorina-nowill-para-cegos-39

O Dia Mundial da Visão, celebrado toda segunda quinta-feira do mês de outubro, muito além de chamar a atenção de pessoas e organizações para a realidade e a necessidade da assistência a quem vive com a deficiência, vem ganhando, nos últimos quatro anos, um gosto especial em São Paulo. A Fundação Dorina Nowill Para Cegos, que há 70 anos dá suporte a pessoas com deficiência visual e suas famílias, celebra essa data com campanha que se estende durante todo o mês: a chamada “Um Bem que dá Gosto”, que sela a parceria da instituição com diferentes restaurantes da cidade.

De 1º a 31 de outubro, os cerca de 100 estabelecimentos participantes contribuirão com pratos especiais em seus cardápios ou com a arrecadação de um real dos clientes no momento de fechar a conta. Toda a renda será revertida para viabilizar o serviço de inclusão aos 1300 beneficiados que, por ano, passam por atendimentos gratuitos que promovem seu acesso à autonomia, reabilitação, educação especial e cursos de capacitação.

Dentre os restaurantes já confirmados estão A Bela Sintra, Ecully, Paris 6, Rincon Escondido, Vinheria Percussi, Tantra e Rodeio. Confira a lista completa de estabelecimentos no site: www.umbemquedagosto.org.br.

A cada cinco segundos, uma pessoa no mundo perde a visão. Os dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – chamam a atenção para uma realidade que ainda é desconhecida para muitos. No Brasil, esses números são refletidos pelos 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual registrados em 2010, segundo o IBGE.

Ação em números

Em 2015, a Fundação Dorina contabilizou 57 restaurantes, frente aos 14 estabelecimentos de 2013, primeiro ano da ação. A quantia arrecadada na última edição foi somada a outros recursos para garantir a realização de diferentes ações pela instituição: foram 23.779 atendimentos, o que significou o apoio a 750 famílias e 953 reabilitações, além de 115 pessoas qualificadas ao mercado de trabalho, 2.800 instituições, escolas e organizações beneficiadas e 145 mil livros distribuídos em Braille, fonte ampliada, áudio e Daisy.

 

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar