Escrito por Priscilla

Shimano Fest leva shows e atividades envolvendo bicicleta para toda a família

Neste final de semana, dias 16 e 17 de setembro, rola o Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina. O evento acontece a partir das 10h, no Jockey Club de São Paulo, e marcará a abertura da Semana de Mobilidade Urbana.

Exposição de bicicletas

O evento terá exposição de bicicletas e produtos das principais marcas nacionais e internacionais, test-ride, competições com atletas olímpicos, shows, palestras, atividades segmentadas para mulheres e crianças, passeios, área com food-trucks e food-bikes, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal, como ferramenta de mobilidade urbana. A entrada é gratuita e a organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições assistenciais.

Oitava edição da Shimano Fest

O Shimano Fest chega à oitava edição em 2017. E está maior e melhor. O festival ampliou a estrutura de 2016, mantendo as mesmas áreas que fizeram sucesso no último ano, quando o evento recebeu mais de 20.500 visitantes. São elas: Arena Expo, Espaço Mulher, Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility. Não esquecendo o espaço gastronômico, que foi aumentado e terá 30 food-trucks e food-bikes.

Arena Expo – Uma das grandes atrações do Shimano Fest é a Expo. Bikes, equipamentos e acessórios de grandes marcas – são mais de 200 empresas -, sempre com muitas novidades e tendências para 2018, chamam a atenção dos visitantes. A exposição será em uma área coberta, com segurança interna para conforto de todos, visitantes e expositores. Haverá ainda o test-ride, com 18 das marcas confirmadas na exposição, em uma pista especial e desafiadora, com a presença de subidas, proporcionando que as E-bikes e os novos modelos sejam bem testados.

Na programação da Expo haverá ainda palestras e treinamentos, tanto para profissionais do mercado, quanto para o público em geral. E, atendendo a solicitação de lojistas e expositores, o evento será das 10h às 20h no três primeiros dias, 14, 15 (dias exclusivos para o trade) e 16 de setembro, enquanto no domingo tem início às 10h e término às 17h30.

Esporte – No Bike Radical e Bike Competition, os melhores atletas das duas rodas, brasileiros e estrangeiros, se apresentam em uma variedade de modalidades, como BMX Radical, MTB e ciclismo de estrada, além de mais uma edição do Desafio Técnico, em parceria com a Escola Park Tool. Os ciclistas Olímpicos Raiza Goulão e Gideoni Monteiro, e Lauro Chaman, campeão mundial paralímpico, estão confirmados nas disputas. Haverá ainda uma novidade: a realização do Mountain Bike Short Track em formato Cross Country Eliminator (XCE) no fim de tarde de sábado (16).

O Short Track é uma prova de mountain bike de pista reduzida, em um circuito de 1.100 metros, e integra o evento desde a primeira edição, em 2010. Neste ano, reunirá mais uma vez os melhores atletas do País na modalidade, com atividades no sábado e domingo. A novidade na edição 2017 fica por conta da prova de cross country eliminator (XCE). No ciclismo de estrada, a Criterium possui categoria elite e amadores, masculina e feminina. Ciclistas profissionais de renome irão competir. Outros atletas Olímpicos como Renato Rezende (BMX) e Reinaldo Colucci também são presenças confirmadas no evento.

Bike Show – Atrações musicais não faltarão no Shimano Fest. O “Festival de Música Groove – Sons da Paulista” é inspirado pelo sucesso de grupos musicais que se apresentam na região da Paulista. O já tradicional show de Taiko, com os tambores japoneses, também está confirmado.

Estão confirmadas no Festival, marcado para o sábado (16) entre 11h e 18h, as bandas ‘Amoradia do Som’, ‘Zumbi e o Folclore’, ‘Banda DonaLaíde’ e ‘Banda Luzia’. Ainda no sábado, a banda Remove Silence se apresenta e encerra o dia tocando o melhor do hard rock. No domingo, a primeira apresentação do dia no Bike Show será de Taiko, logo após a premiação da prova de criterium do Shimano Fest, com o Grupo Kiendaiko, que engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão.

A partir das 13h, o grupo Sinfonia Rock tomará conta do palco, trazendo um vasto repertório de grandes sucessos do rock internacional, nacional e pop rock. Mais tarde, a partir das 15h, o Carbono Rock se apresenta, com um time de músicos experientes na noite Paulistana, e a proposta de tocar fielmente os grandes clássicos do rock, passando por diversas épocas até a atualidade.

Responsabilidade social – A inclusão também integra a programação do Shimano Fest. O Pedal Inclusivo possibilitará a deficientes visuais a oportunidade de pedalarem em uma bike tandem (para duas pessoas) do recém lançado aplicativo Bikxi. Pessoas sem a deficiência também poderão vivenciar a experiência com o uso de vendas. A atividade estará disponível em todos os dias do evento. Os alimentos não perecíveis doados pelo público que visitar o evento serão recolhidos pela Ong Pedal Solidário e pela Casa da Prece Chico Xavier, serão entregues a famílias carentes e idosos.

Semana da Mobilidade

O Shimano Fest marca a abertura da Semana da Mobilidade 2017. Assim, o Bike Mobility terá um ciclo de palestras no sábado e domingo, a partir das 11h, aberto para as discussões e debates sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade com especialistas e cicloativistas. Também haverá uma mesa redonda apresentando o evento Velo-City Rio 2018 com enfoque em mobilidade, no sábado, às 16h.

Bike kids – A principal novidade na Arena Kids será o Shimaninho, uma disputa inédita e recreativa de bicicleta sem pedal (Balance Bike) em parceria com a empresa Nathor Bicicletas, sábado e domingo, a partir das 13h, valendo prêmios e medalhas para os pequenos. Sucesso em todas as edições com a criançada, o tira-rodinhas também está na programação. Trata-se de um dos momentos mais importantes para os pequenos aprenderem a andar de bicicletas sem apoio. O Circuito pump track é diversão garantida para a criançada mais expert na bike, com um traçado que simula uma pista de BMX com rampas, elevações e curvas, onde a criança começa a pedalar e depois vai apenas no embalo. Outra competição, o ‘Desafio sem Corrente’, onde os participantes competem em bicicletas sem corrente, promete animar a garotada nos dois dias de evento.

Espaço Mulher – No Shimano Fest, as mulheres ganham uma área dedicada a elas, com diversas atrações. No sábado, das 13h às 18h30, e no domingo, das 11h às 17h, a área de massagens estará aberta, com sorteios para quem participar do ciclo de palestras que vai acontecer no espaço. Também haverá pilates nos dois dias, às 17h e 11h, respectivamente, e a Oficina Mecânica com Magda Oliveira, em ambas as datas, às 15h. Entre as palestras, os temas são os seguintes: ‘Como evitar lesões articulares’, `Minha história na Rio 2016`, com Sandra Kawasaki, ‘Pedalar na estrada: como começar?’ ‘Cicloturismo Austrália e Nova Zelândia’, ‘Fisiologia do Esporte’, ‘Ciclismo na saúde íntima da mulher’ e ‘Legendária Rota 66 nos Estados Unidos’.

Transmissão ao vivo – As principais atrações do domingo (17) serão mostradas ao vivo por Live Streaming em uma parceria inédita com a empresa Xtream (streaming), poderão ser acompanhadas no Facebook oficial da Shimano, em uma parceria com a empresa Xtreme Sports.

PROGRAMAÇÃO

COMPETIÇÕES

Sábado

Short Track

9h30 às 12h – Treino livre pista Short Track

12h às 13h30 – Tomada de tempo – Lojista/Expositor/Mídia e Amadores –

12h às 12h15 – Lojista

12h15 às 12h30 – Expositor

12h30 às 12h45 – Mídia

12h45 às 13h05 – Amador Feminino

13h05 às 13h25 – Amador Masculino

13h30 às 14h – Congresso técnico – Super Elite Masculina e Feminina

15h às 17h – Tomada de tempo Super Elite Masculina e Feminina

17h30 – Eliminator – 16 melhores tempos Super Elite Masculina e 8 melhores da Super Elite Feminina

Domingo

7h às 10h – A prova de ciclismo de estrada – Criterium

Short Track

10h30 – 1ª bateria classificatória da Super Elite Masculina

11h30 – 2ª bateria classificatória Super Elite Masculina

12h30min: Final Super Elite Feminina

13h30min: Ciclocross

14h: Final Amador Masculino

14h30 – Final Amador Feminino

15h30min: Final Super Elite Masculina

BIKE SHOW – PALCO

Sábado

9h30 – Playlist Spotify

11h30 – Festival Groove – Banda Zumbi e o Folclore

13h – Festival Groove – Banda Luzia

14h – Premiação mídia/expositor

15h – Festival Groove – Banda DonaLaíde

16h30 – Festival Groove – Banda Amoradia do Som

17h30 – Festival Groove – premiação

18h – Show de rock – Banda Remove Silence

19h – Premiação Short Track Eliminator

19h30 – Show de rock – Banda Remove Silence

Domingo

9h30 – Playlist Spotify

11h – Premiação Criterium

11h30 – Taiko

13h – Show Sinfonia Rock

15h – Show Carbono Rock

16h30 – Premiação Elite Masculina

17h – Show Carbono Rock

ESPAÇO MULHER

Sábado

11h – Como evitar lesões articulares – fisioterapeuta Weslei V Lima

12h – Minha história na Rio 2016 – Sandra Kawasaki

13h – Pedalar na estrada: como começar? – Adriana Vojvodic

14h – Cicloturismo (Austrália e Nova Zelândia) – Helen Cardoso

15h – Oficina mecânica – Magda Oliveira

17h – Pilates – Espaço Manawa

18h – A legendaria Rota 66 de bike – Caca Strina

13h a 18h30 – Massagem – com sorteio para os participantes das palestras

Domingo

11h – Pilates – Espaço Manawa

12h – Minha história na Rio 2016 – Sandra Kawasaki

13h – Ciclismo na saúde íntima da mulher – Dra Mirim Kracochansky

15h30 – Oficina mecânica – Magda Oliveira

11h – 16h30 – Massagem – com sorteio para os participantes das palestras

PALESTRAS

Sábado

11h – Altos rolês pelos Países Baixos – JB Carvalho

12h – Cicloturismo com crianças – Fabio Nitschke

13h – Startups e as novas oportunidades no mercado da bike – Reneide Campelo

16h – Mesa redonda – Velocity Rio 18

Domingo

11h – Cicloturismo com crianças – Fabio Nitschke

12h – Altos rolês pelos Países Baixos – JB Carvalho

13h – O BMX nas Olimpíadas – Renato Rezende

14h30 – Startups e as novas oportunidades no mercado da bike – Reneide Campelo

ESPAÇO KIDS

Sábado

11h30 – 17h30 – Pista de Pump Track

13h – Competição Shimaninho de Balance Bike

14h – Desafio Sem Corrente

Domingo

11h30 – 17h30 – Pista de Pump Track

13h – Competição Shimaninho de Balance Bike

14h – Desafio Sem Corrente

ARENA RADICAL

Sábado

16h – BMX Flat

17h – Apresentação de DIRT Jump

Serviço:

Shimano Fest 2017

Data: 14 e 15 (exclusivos para profissionais do mercado) e 16 e 17 de setembro (festival aberto a todos)

Horário: quinta a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 17h30

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim

Entrada: Gratuita. A Shimano pede doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades assistenciais. Colabore!

  1. Avaliação geral:

Deixe seu comentário

Enviar