Escrito por Priscilla

Tudo sobre o Passaporte da Criança

A gente sonha em viajar com os filhos pequenos e aí tem que começar pela parte mais chata, não é? No caso, a documentação. Por isso vale dar algumas orientações sobre como fazer o passaporte da criança.

Olha, a primeira coisa que eu vou te falar é que é super fácil. Mesmo. Só aconselho que você se prepare e não deixe para agendar o passaporte para as vésperas da alta temporada. No caso da Coty fiz o passaporte dela em fevereiro, já que íamos viajar em junho.

Outra coisa que indico também: o passaporte da criança tem validade diferente da dos adultos, conforme sua faixa etária. Sendo assim, evite tirar o documento só por capricho. Providencie apenas se tiver alguma viagem programada com seu filhote.

Veja abaixo a validade por idade:

IDADE VALIDADE
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Para menores de 2 anos a validade do passaporte é de apenas um ano!

Quanto à documentação necessária, você acha tudo nesse link da Polícia Federal.

Fique atento pois há uma autorização que você deve preencher para autorizar que seu filho vá ao exterior. Esta autorização pode ampliar ou reduzir as regras para que seu filho viaje (sozinho, com um dos genitores, com os dois genitores). Essa autorização deve ser apresentada no dia que você agendar na PF.

Aliás, a Polícia Federal elaborou este documento com todas as informações sobre viagens ao exterior com crianças. Olha aqui.

Para Pedir o passaporte, você deve preencher este formulário. Se tiver dúvida, dá uma olhada nesse passo a passo que a PF fez.

Quando você preencher o formulário, o sistema vai gerar uma guia que você deve pagar para que possa conseguir agendar a data de fazer o passaporte. O valor é salgadinho: 257,52 reais (valor que paguei em 2017).

Ah, uma coisa importante: para as crianças que ainda não tem CPF use o seu. Foi o caso da Coty. A lei que gerava passaporte quando a criança nascia saiu um cadinho depois que a Coty nasceu.

Para agendar a data e horário, leve em conta que:

  • a criança deve estar presente, então atente para o calendário escolar ou outros compromissos
  • um dos pais deve estar presente, então atente para a sua agenda ou a do outro responsável (se houver). Neste caso, se apenas um dos responsáveis estiver presente, o outro deve providenciar uma autorizaçã

Muito Importante: ao contrário dos adultos que são fotografados na hora de fazer o passaporte, a criança deve ter a foto antes.

Só atentei para isso quando cheguei na PF. Isso porque a criança fica bem resistente ao ser fotografada lá e se a foto não sair direitinho o passaporte não sai. Tivemos sorte porque conseguimos a foto lá mesmo na terceira tentativa.

Ufa! Fiquem atentos ao nosso instagram para ver o primeiro carimbo internacional do passaporte da Coty 😉
Siga @cidadesdepriscilla

Mais dúvidas sobre passaporte? Leia tudo o que já postei sobre o tema aqui.

 

 

 

  1. Avaliação geral:

COMENTÁRIOS

  1. Sabrina |18/06/2017 22:49

    Boas dicas! Que a Coty faza mais viagens como essa!

Deixe seu comentário

Enviar